Rede de conhecimento

UFSM lança projeto voltado a divulgação cientifica para a comunidade

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
O vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Cientifica da Fiocruz, Diego Vaz Bevilaqua, contribuiu com o debate sobre divulgação científica durante o lançamento virtual do projeto  

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou oficialmente o projeto Divulga Ciência. A apresentação ocorreu na tarde de terça-feira, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição. Voltado a divulgação do conhecimento cientifico produzido no âmbito universitário, a iniciativa visa se aproximar da comunidade através de ações de estreitamento do relacionamento com as mídias locais, criação de grupos de transmissão semanal via WhatsApp e Telegram, mapeamento do trabalhos de universidades federais, entre outros.

Atendimento em Libras está disponível em todos os cartórios gaúchos

Com mediação da editora-chefe da Revista Arco e coordenadora do UFSM divulga Ciência, Luciane Treulieb, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Cientifica da Fiocruz, Diego Vaz Bevilaqua e o integrante da Diretoria de Divulgação Cientifica da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcelo Pereira estabeleceram um debate sobre a ciência no país e as estratégias encontradas para compartilhar o trabalho realizado pelas instituições. A transmissão contou com a presença das interpretes de libras, Jocelaini Martins dos Reis Brasil e Grace Kelly Mendes. 

PRIMEIROS RESULTADOS
No mês de julho, a equipe do UFSM divulga Ciência disponibilizou um formulário, visando reunir dados sobre projetos, programas, grupos e setores que trabalham com a difusão de informação cientifica em Santa Maria. O mapeamento, que é inspirado em um sistema desenvolvido pela UFMG, obteve 210 respostas de docentes, técnico-administrativos e estudantes, que foram classificados como de divulgação cientifica, potenciais divulgadores e fontes especializadas, que devem compor o Banco de Fontes institucionais. 

Ônibus que é uma 'Escola Ambulante' visita Santa Maria

Nesta primeira etapa, foram identificados 75 iniciativas de divulgação cientifica, 64 potenciais divulgadores e as 54 fontes especializadas, que devem fazer parte da rede integrada do Divulga Ciência, posteriormente.

*Com informações da Agência de Noticias da Universidade Federal de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner Anterior

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner

Próximo

'Santa Maria pode ter direito afetado', diz indígena que acompanha julgamento do marco temporal

Geral